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10 dicas para fazer a bateria da motocicleta durar mais tempo

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Com capacidade de armazenamento menor, componente das duas rodas precisa de mais atenção do que nos carros no momento da manutenção

Diferentes dos modelos utilizados em carros, a baterias de moto carregam pouco e têm capacidade inferior de armazenamento de carga. Atitudes simples podem prolongar o tempo de uso da que você tem na motocicleta. Cuidados que podem passar despercebidos e hábitos que “roubam” carga desnecessária são apontados por especialistas.

Dependendo do modelo, o tempo de vida útil varia de 18 meses a três anos. Porém, sem cuidados adequados, o prazo pode ser bem inferior, ressalta o chefe da oficina Valecar, Ricardo Lanius. A vice-presidente do Instituto Sobre Motos, Gisele Flores, atenta para a importância de não sobrecarregar a bateria com acessórios, como lâmpadas e buzinas. Para ela, o mais importante é conhecer o modelo e a capacidade da bateria.

Veja orientações que podem fazer o equipamento durar mais.

PRÁTICAS PARA A BATERIA DA MOTO DURAR MAIS

1 CONHEÇA O ITEM EM SUA MOTO

Saiba de quantos volts é a bateria, qual sua capacidade e a data de fabricação. Se for uma bateria que precisa de água, dura em torno de um ano e meio; se for do tipo selada, o tempo de vida útil vai de dois a três anos.

2 CUIDADO COM ACESSÓRIOS

Acessórios podem sobrecarregar a bateria ou servir como rota de fuga de carga, como lâmpadas, rastreador, buzina e alarme. Evite-os ao máximo. Observe, antes, o manual da moto, para verificar sua capacidade de carga extra.

3 NÃO DEIXE A MOTO PARADA

O ideal é evitar que o veículo fique desligado por mais de 20 ou 30 dias. pois, ao tentar ligá-lo, a bateria poderá não estar mais funcionando. Ande pelo menos cinco quilômetros por dia com a motocicleta.

4 SE PARAR POUCO TEMPO

Se tiver que deixar o veículo parado por até duas semanas, encoste o cavalete lateral da moto em uma superfície de madeira ou borracha, para que o “pezinho” não tenha contato direto com o chão, evitando desperdício de bateria.

5 SE PARAR MUITO TEMPO

Caso fique três semanas ou mais parada, o ideal é desconectar os cabos ou terminais da bateria. É necessário ter muito cuidado na ordem de desconectar os cabos: tire primeiro o negativo e depois o positivo. Ao reconectá-los, faça o inverso.

6 CUIDADO COM A OXIDAÇÃO

Observe se não há oxidação nos terminais da bateria, o que pode acabar dificultando a passagem ou gerar fuga da corrente elétrica.

Para limpar, desconecte os cabos – na ordem correta – e limpe-os com pano umedecido em água quente. Seque-os antes de religar os cabos.

7 SE NÃO PEGAR NA PRIMEIRA, NÃO INSISTA

Quando houver problemas com carburação, ao tentar ligar o motor, não fique pressionando o volante por mais por mais de três segundos.

Se não pegar, espere ao menos dez segundos para uma nova tentativa.

8 ATENÇÃO NO INVERNO

Se ela não estiver bem regulada na hora da partida, a bateria terá que fazer mais força para ligar no inverno do que no verão. Para evitar problemas, use combustível de qualidade e, se o veículo for flex, evite usar somente álcool, que força ainda mais a partida.

9 NÃO USE O FREIO À TOA

Use o freio apenas quando precisar parar ou reduzir a velocidade. Se mantiver o pé apoiado nele, a luz de freio ficará constantemente acionada, gastando mais bateria.

10 FAÇA TESTES EM CASO DE PROBLEMAS

Vale verificar se há algum consumo excessivo de carga. Há casos em que somente uma recarga resolve.

Após os testes, a forma mais ágil de resolver o problema é procurar o fabricante ou um revendedor autorizado.

 

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Fonte: Zero Hora

Convem

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