Google

10 dicas para lavar sua moto corretamente.

por

Há tempos está para lavar sua moto e a preguiça não deixa? Lembre-se que gostar de moto não se resume apenas em andar de moto. É preciso cuidar da sua motocicleta, para que ela esteja sempre pronta para uma nova aventura. Seja na rotina diária ou nos passeios de final de semana. E, depois de usada, sua companheira merece um bom banho. Pensando nisso, reunimos dez dicas que ajudarão você a lavar sua moto e deixá-la impecável.

1 – Antes da lavagem, sua moto tem que estar fria. A água gelada em contato com o motor quente pode danificar sua motocicleta.

2 – Antes de jogar água fique atento nas entradas de ar. É necessário tapar essas entradas, pois se a água entrar pode danificar peças da sua moto. Vede também a entrada do escapamento.

3 – A esponja deve ser macia. Além de não riscar, a sujeira não fica grudada nela ao molhá-la para uma nova lavagem. Nada de usar buchas ásperas, elas podem riscar a pintura ou ainda o para-brisa da moto.

4 – Lave sua moto com uma solução feita à base de desengraxante e água. É um produto mais barato que o detergente, faz espuma igual e você ainda pode usá-lo ‘cru’ para passar na corrente e no motor. Mas não escolha um desengraxante com esfoliante, por motivos óbvios.

5 – Fique atento aos detalhes. A água esconde a sujeira nos detalhes (que são muitos) e passa uma falsa impressão de moto limpa.

6 – Secar a moto é fundamental, principalmente as partes elétricas. A secagem ainda ajuda, pois para passar o pano com cera a moto deve estar completamente seca.

7 – É recomendado passar um pano limpo para tirar o excesso de água. Somente depois aplique a cera com um pano novo. Tenha paciência, pois toda a cera deve ser bem espalhada. Além de ficar mais bonita, a pintura da moto não queimará em contato com o sol.

8 – Não passe ‘pretinho’ nos pneus. Diferentemente dos carros, a moto usa precisa de equilíbrio e este produto tira a aderência dos pneus. Nas rodas pode-se usar cera de carnaúba para dar brilho.

9 – Nas partes de borracha ou plástico, recomenda-se o uso de silicone para destacar e conservar os detalhes da moto. Em motocicletas que tem detalhes cromados, use saponáceo cremoso. Ela ficará mais bonita e brilhante; mas cuidado, sempre proteja para não ir silicone (ou sapólio) no disco de freio.

10 – Embora soe esquisito, hidratante corporal é bom para ser usado no banco. Ele evita o ressecamento e aumenta a vida útil do assento.

Em média uma lavagem completa demora uma hora. Tente manter sempre sua moto limpa e em perfeitas condições de uso. Quem cuida tem!
Para saber mais sobre dicas e conteúdos relevantes de produtos e serviços da Convem, acompanhe sempre o nosso blog. Deixe seu comentário, nossa equipe ler todos os comentários e é a partir deles que nós vamos aprendendo sobre qual tipo de conteúdo você quer ver no nosso blog.

Convem – Há mais de 40 anos evoluindo com você.
Av. Comendador Francisco Amorim Leão, 77 – Pinheiro – Maceió – AL
82 2123.3000

Convem

A Convem é uma concessionária autorizada Honda do Brasil sediada em Alagoas. Nosso intuito com esse site é poder te ajudar com toda nossa experiência em motos. Aqui vamos passar para você dicas úteis, informações e passo a passo sobre como cuidar da sua moto, pilotar com segurança, escolher sua moto e muito mais.

5 Comments to 10 dicas para lavar sua moto corretamente.

Deixe seu comentário aqui

  1. João André Carvalho

    Como pode? A água gelada em contato com o motor quente pode danificar sua motocicleta. Danifica como? se quando pilotamos e acontecer de chover? , o motor está quente certo e água da chuva é sempre fria e gelada.

    • Olá João, obrigado pelo seu comentário,

      É que quando a moto está em movimento e começa a chover a quantidade de água que bate nas partes quentes é consideravelmente menor que em uma lavagem.
      Sua moto é projetada para expelir a água da chuva quando em movimento. Já em uma lavagem a quantidade de água é bem maior e a moto não tem como expelir essa água por estar parada. É por isso que aconselhamos deixar o motor esfriar antes de lavar sua moto.