Google

Antes de pilotar, você deve se alongar!

por
  • Duzentos quilômetros parecem uma distância longa? Depende. Se você estiver dentro de um avião, estirado na classe executiva, ela passa em menos de 15 minutos, período no qual mal vai dar para tomar uma (ou duas, vai) taças de champanhe, vendo o planeta do alto, mas… e se você estiver ao guidão de uma moto?Aprender a se alongar antes de passar muito tempo sobre a moto, é de extrema importância para o dia-a-dia de muitos motociclistas. Não dá para montar em uma moto para qualquer trajeto que seja sem um mínimo de preparação física, técnica e psicológica. A gente não se refire a habilidades específicas de pilotagem, mas, sim, conduzir como um motociclista padrão.Passo a passo
    Antes de partir, e já vestido com o equipamento de segurança completo – capacete, macacão, protetor de coluna, botas e luvas –, proceda ao devido alongamento muscular ao lado da moto.

    Nada muito elaborado, mas o suficiente para dar ao corpo a elasticidade necessária, evitando problemáticas câimbras ou, pior que isso, estiramentos musculares.
    Agachamento ao estilo Valentino Rossi
    Nessa posição de sapo, aproveite para, de maneira gradual e lenta, movimentar as articulações do tornozelo, para cima e para baixo lentamente, sentindo músculos das pernas e costas trabalharem.

    A vantagem de se exercitar ao lado da moto é que ela pode ser usada para ajudar no exercicio, servindo, por exemplo, de apoio para alongar a perna.

    Depois disso, já de pé, chegou a vez da parte superior do tronco: o básico e simples movimento de braços, rotação da cintura e pescoço.

    A parte final foi dedicada aos braços e extremidades, puxando com uma mão os dedos da outra para trás, com os braços esticados à frente. É possível fazer isso já montado na moto.

    Quanto tempo deve durar todo esse ritual? O quanto for possível. Contar mentalmente até vinte ou trinta em cada uma das posições de alongamento é a minha regra. E mais: fazendo isso com frequência, a cada vez que montar em uma moto, você mesmo sentirá quanto tempo é preciso, personalizando seu ritual.

    Em cima da moto… segure a empolgação
    Importante também se ajustar aos comandos: nos automóveis há múltiplas regulagens no assento e encosto do banco, assim como na altura e profundidade do volante. Já em uma moto, quando muito, você acerta a altura da alavanca do freio dianteiro (nas que têm esse dispositivo), da embreagem e, em alguns casos, a altura do pedal do freio. E também os espelhos retrovisores.

    “Na moto é você que deve se adaptar à posição, descobrir os comandos não só no aspecto do posicionamento como no tato, de acordo com a resposta oferecida.”

    Na moto é você que deve se adaptar à posição, descobrir os comandos não só no aspecto do posicionamento como no tato, de acordo com a resposta oferecida. Um freio dianteiro ignorante pode causar problemas tão sérios quanto outro com resposta suave. Os primeiros momentos são fundamentais, tanto os que precedem à partida, que exigem um mínimo de aquecimento/alongamento do corpo, assim como os primeiros metros, nos quais o maior erro é sair acelerando como se você e a moto fossem velhos conhecidos.

    Aliás, mesmo com a sua própria motocicleta, uma análise visual rápida, especialmente dos pneus e componentes evidentes como a corrente de transmissão e freios, é receita básica de bem-estar, assim como os primeiros metros também devem ser percorridos com os sentidos ligados no volume máximo, para perceber se tudo está OK, com você e com a moto.

    Andar de motocicleta é algo emocionante, sempre, e a regra de sobrevivência nº 1 é, paradoxalmente, não se deixar levar pela emoção. Respeitar os limites, os do lugar onde se pilota, os da motocicleta e, principalmente, os seus, é o melhor modo de voltar à roda de amigos com histórias ótimas. Se preparar mentalmente, fisicamente e tecnicamente antes de assumir o guidão é o segredo para isso acontecer durante toda sua vida.

    Para saber mais sobre dicas e conteúdos relevantes de produtos e serviços da Convem, acompanhe sempre o nosso blog. Deixe seu comentário, nossa equipe ler todos os comentários e é a partir deles que nós vamos aprendendo sobre qual tipo de conteúdo você quer ver no nosso blog.

    Convem – Há mais de 40 anos evoluindo com você.
    Av. Comendador Francisco Amorim Leão, 77 – Pinheiro – Maceió – AL
    82 2123.3000

Convem

A Convem é uma concessionária autorizada Honda do Brasil sediada em Alagoas. Nosso intuito com esse site é poder te ajudar com toda nossa experiência em motos. Aqui vamos passar para você dicas úteis, informações e passo a passo sobre como cuidar da sua moto, pilotar com segurança, escolher sua moto e muito mais.

Deixe seu comentário aqui