Google

Dicas Para Conservar os Pneus da Motocicleta

por

Com a correria do dia a dia, deixamos passar os pequenos cuidados com o item fundamental da motocicleta: o pneu. Para que ele dure bastante tempo sem que haja problemas, é necessário fazer manutenções para preservar o estado do mesmo.

Para que você não fique na mão, fique ligado nas dicas abaixo:

1. Entenda o pneu


A dica fundamental e super básica é ler as indicações do seu pneu e entender corretamente as informações de códigos e letras que se encontram nas laterais: nome e registro da mar; nome da linha do produto; sentido da rotação do pneu de acordo com a posição; largura nominal da seção; relação entre altura e largura da seção; índice de carga; código de velocidade; câmara; certificação de homologação Inmetro.

2. Tipos de construção


Existem dois tipos de pneus para a moto: convencional e radial. No convencional, que são utilizados na maioria dos modelos brasileiros, a carcaça é composta por lonas sobrepostas e cruzadas uma em relação às outras, com câmara de ar no interior. No caso do radial, existe uma cinta de aço disposta paralelamente à linha central da banda de rodagem, com fios metálicos formando ângulo de 0º com a linha central, sem câmara e instalado em rodas de liga leve, servem para motos que atingem altas velocidades e precisam de maior estabilidade.

3. Saiba escolher


Nunca, mas nunca, opte por modelos de medidas diferentes às sugeridas pelo fabricante da sua moto, pois pode comprometer a sua segurança, mudar o comportamento da moto e aumentar o consumo de combustível.

4. Pressão certa


Se o seu pneu estiver murcho, fique ligado! Com baixa pressão, o consumo de combustível aumenta, ocorre desgaste do pneu e, nas frenagens mais bruscas, o composto pode até sair do aro. Outra dica importante é não deixar a pressão alta demais, pois isso também prejudica! Com o pneu muito cheio, a sua moto sofre um impacto muito maior, principalmente se você passar em buracos e lombadas. O ideal é conferir semanalmente a calibragem correta do seu pneu e deixar sempre em dia.

5. Saiba a hora certa de trocar

Todos os tipos de pneus têm um indicador de desgaste chamado TWI (tread wear indicator) que nada mais é do que um ressalto de borracha posicionado entre os sulcos dos pneus. Quando este filete ficar aparente, quer dizer que está na hora de fazer a troca do seu pneu.

 

Com essas dicas básicas, não tem como levar multa ou ficar com medo de algum tombo ou algo similar. Atente-se e cheque o seu pneu sempre!

 

 

Fonte: Montini Motos

Ligue: (82) 2123-3000 Clique Aqui e Conheça Nossas Ofertas

Convem

A Convem é uma concessionária autorizada Honda do Brasil sediada em Alagoas. Nosso intuito com esse site é poder te ajudar com toda nossa experiência em motos. Aqui vamos passar para você dicas úteis, informações e passo a passo sobre como cuidar da sua moto, pilotar com segurança, escolher sua moto e muito mais.

Comments are closed.