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Trocar as lâmpadas da moto podem causar problemas.

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Devido a vias de pouca iluminação, dificuldades ao dirigir a noite ou por questão de beleza e estética da moto, alguns motociclistas resolvem trocar os faróis padrões de suas motos pela famosa “luz branca” ou Xenon como é conhecida.

Se você tem problemas com a iluminação da sua moto, atente para alguns detalhes, pois não basta simplesmente colocar uma lâmpada mais potente. A principal parte do farol que pode estar afetando na iluminação da sua moto é  o refletor, a parte interna cromada que reflete a luz do seu farol. Geralmente em motos mais velhas esses refletores já estão gastos ou enferrujados fazendo com que a luz emitida pela lâmpada não seja refletida corretamente.

Instalar lâmpadas mais potentes em sua moto podem danifica-la, busque sempre instalar lâmpadas com potência equivalente as que são padrão do modelo de sua moto, geralmente 35W. Ao utilizar lâmpadas mais potentes você precisa atentar para o super-aquecimento da mesma que pode danificar o refletor do farol, causando derretimento pelo excesso de calor. Também deve tomar cuidado porque lâmpadas mais potentes consomem mais energia do que deveriam, podendo causar sobrecarga elétrica e grande consumo de bateria, fazendo com que surjam problemas elétricos ou que a sua bateria acabe mais rápido que o esperado.

Vamos falar da regulamentação. Usar Xenon em motos é proibido, de acordo com a resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta o uso de faróis de xenon. A resolução determinou que a partir de  01/01/2009 os veículos equipados com faróis de xenon devem ter um dispositivo de regulagem de altura do facho de luz em função de desníveis na pista ou sobrecarga no veículo, e, os veículos devem estar equipados com dispositivo de limpeza do farol, que não é o caso das motos.

Porém as lâmpadas halógenas, mais conhecidas como super-brancas, em sua grande maioria estão dentro da lei segundo o Contran “A resolução 227 trata de todo o sistema de iluminação do veículo. No que se refere à cor do facho de luz, não houve nenhuma alteração na legislação, a cor do facho de luz emitida pelo farol deve ser branca”.
A lâmpada super-branca tem revestimento azul em torno do bulbo que cria um efeito azulado no refletor interno do farol. A cor do facho fica entre o branco e o azulado e pode melhorar o alcance em até 20%. A Phillips desenvolveu um modelo deste tipo de lâmpada com o nome de Motovision com facho de luz branco.

Bom, então tome cuidado ao fazer alterações na lâmpada da sua moto, e se caso você notar que sua lâmpada anda queimando várias vezes em pouco tempo é sinal de que sua moto está com alguma pane na parte elétrica, leve-a a um eletricista o quanto antes.

 

FONTE: Motorrede.com.br

Convem

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